O que é um domínio?

E ai pessoal, beleza? Hoje vamos falar o que é um domínio. Confira abaixo:

O que é um domínio?

Domínio nada mais é um nome que serve para localizar e identificar seu site, blog ou sua empresa na Internet.

Exemplo: nome + extensão
 Nome: nomedaempresa
 Extensão: .net.br

Estes nomes são normalmente chamados de “domínios” (por exemplo: phnetwork.net.br é o nosso domínio).
O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de sites e blogs na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números os famosos IPs.

Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol. Os endereços de IPs são compostos por uma sequência de números, como por exemplo: 125.753.106.14.

Para consultar um site o seu navegador (browser) necessita do endereço IP onde o site está Hospedado. O que é uma hospedagem? Isso irei falar nos próximos artigos.

Como endereços de IP não são fáceis de memorizar a atribuição de domínios ou melhor nomes facilitam a memorização e localização não só de sites e blogs, mas de qualquer coisa que se deseje encontrar na internet.
A propagação de domínios na internet fica a cargo das empresas registradoras que você utilizou na contratação do seu domínio, elas utilizam do protocolo hierárquico chamado de DNS ( Domain Name System) para publicar as informações.

Para registrar um domínio:

É necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.

Domínio não é alojamento

Na maioria das vezes se confunde, domínio com alojamento. No entanto são realidades bem distintas.

Domínio como eu disse acima é apenas um ”nome” para facilitar sua memoriazação para não ter que gravar números de IPs.

O alojamento de um site é efetuado em um servidor próprio (servidor web ou HTTP) onde se armazenam os conteúdos do site e se disponibilizam esses mesmos conteúdos aos computadores que os requisitarem, através de um protocolo de comunicação específico, o protocolo HTTP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *